Delegação de Porto (Centro Humanitário)

Voluntariado Voluntariado local
Voluntariado local

porto-tit_voluntariado

 

"O voluntário é o jovem ou adulto que, devido ao seu interesse e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de actividades de bem estar social ou outros campos de intervenção".

Neste contexto, a Cruz Vermelha acolhe e encoraja o oferecimento de pessoas que desejem, voluntariamente, colaborar com a Instituição. O Voluntariado assume, assim, uma posição de suma importância, transversal a toda a actuação da Cruz Vermelha, apoiando projectos e acções que se desenvolvem a diferentes níveis.

O Voluntariado é um dos sete Princípios Fundamentais do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, adoptados na XX Conferência Internacional de 1965 e em recomendações da XXV Conferência Internacional de 1986.

O perfil do voluntário da Cruz Vermelha baseia-se, ele próprio, em sete princípios básicos:

  1. Participativo - concretizado através das diferentes actividades e nos órgãos próprios da instituição.
  2. Comprometido com todos, em especial com os mais vulneráveis.
  3. Capacitado/Formado - o voluntário deve ter uma formação específica para a actividade que desenvolve.
  4. Motivado - fundamental para a continuidade do Voluntariado, supõe uma especial atenção às expectativas e necessidades do voluntário, bem como um acompanhamento da sua acção.
  5. Disponível para as tarefas que se propõe, bem como no tempo dado à formação e participação.
  6. Polivalente - a participação deve ser diversificada a nível do campo de acção, rentabilizando ao máximo os recursos.
  7. Cooperativo - ser capaz de trabalhar em equipa é fundamental para o desenvolvimento dos objectivos a que se propõe a Instituição.
     
Se quer ser voluntário da Cruz Vermelha Portuguesa, poderá fazê-lo dirigindo-se à nossa Delegação, apresentar-se como candidato a voluntário e solicitar uma entrevista com a responsável por esta área:
 
- Voluntariado Jovem (8-35 anos) - juventude.voluntariado@cvporto.org
 
- Voluntariado Apoio Geral (acima de 35 anos) - juventude.voluntariado@cvporto.org
 
_______________________________________________________________
Downloads

Se está interessado em saber mais sobre o Voluntariado na Cruz Vermelha Portuguesa, contacte a Delegação Local mais próxima ou o Gabinete de Voluntariado na Sede Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa.