• Extra life
  • A nossa missão

Breve historial

A Delegação do Porto é uma das 170 Estruturas Locais da Cruz Vermelha Portuguesa, tendo sido fundada no dia 8 de abril de 1897, pelo General Luciano Pego D’Almeida Cibrão. A inauguração oficial realizou-se apenas 18 anos após a sua fundação, em 21 de fevereiro de 1915. A sessão solene contou com a presença do Presidente Nacional da CVP, o Almirante Tasso de Figueiredo.

A sua atividade teve início numa sala cedida pelo Centro Comercial do Porto, posteriormente, deslocou-se para a Travessa da Fábrica, para a Rua dos Mártires da Liberdade e para a Rua da Boavista. Atualmente, encontra-se sediada na Rua Nossa Senhora de Fátima.

Em 1912, procedeu-se à criação e organização de uma secção de ambulância, ficando apta para ações de socorro, facilitadas com a inauguração da automaca para transporte de feridos e doentes.

Entre as diversas intervenções, destacam-se o apoio em acontecimentos políticos, provas desportivas e em época balnear, catástrofes, naufrágios e epidemias, como por exemplo, a de tifo exantemático, ocorrida em Castro Laboreiro e na região do Norte.

É de salientar a ação desenvolvida pela CVP-Porto em colaboração com a sede nacional, em Lisboa, durante a 2ª Guerra Mundial. Foi intermediária entre as nações em guerra ou ocupadas pelos beligerantes, nomeadamente no envio de encomendas, na procura de pessoas desaparecidas e na resolução de questões a fim de suavizar o sofrimento humano.


Partilhar
Powered by jms multisite for joomla